Continuando a nossa série de utilizar o Banco de Dados para Xadrez Scid Vs PC, neste tutorial iremos mostrar como fazer para criar uma base de dados específica, que atenda determinados critérios, visando um estudo focado em um tema. Será dado o exemplo para uma determinada abertura, mas o método é o mesmo para qualquer estudo que se deseje, a partir da seleção de dados que apresentem o problema a ser estudado e a montagem de uma base que atenda o critério de estudo.
Resumidamente, pode-se observar abaixo, o procedimento básico: Reúna os dados que contenham as partidas de interesse, selecione as partidas específicas e salve em uma base de dados.
Depois de baixados os dados de interesse, abrir o SCID Vs. PC e abrir os arquivos PGNs, copiando-os num novo banco de dados, criado com a finalidade do estudo. Para abrir PGN e criar um Banco de Dados, veja o tutorial de introdução aqui: https://rhardt.vivaldi.net/2021/03/19/scid-vs-pc-introducao/
Tendo criado a base de dados (neste exemplo, denominada “Referências Grunfeld”), é preciso limpar as duplicatas, filtrar partidas com a posição que se deseja estudar, e compactar a base para excluir as partidas que não interessam ao estudo. Primeiro, entre na Manutenção e remova as partidas duplicadas:
Em seguida, é preciso filtrar a posição desejada. Para isso, vá na base de trabalho e introduza a posição a ser buscada. No exemplo, foram os lances que caracterizam a defesa Grunfeld.
Por último, é preciso eliminar as partidas que não correspondem ao critério. Para tanto, é preciso abrir novamente a janela de manutenção, mas desta vez, ao invés de solicitar [Deletar Duplicatas], escolha [Deletar todos os jogos], e, em seguida, sem fechar a janela, clique em [Recuperar jogos filtrados]. Isso fará com que tudo o que não corresponda ao filtro, seja marcado para deleção.
Última coisa, é preciso compactar a base de dados para que os jogos deletados sejam excluídos definitivamente da base, ficando apenas os que interessam ao estudo.
Tua base está pronta, contendo apenas os dados que interessam ao estudo temático.