Scid Vs PC. Analisando e comentando partidas

Entre outras funções apresentadas pelo Scid Vs PC, está a de anotação de partidas, que permite ao programa, utilizando de um engine de xadrez, analisar tuas partidas, mostrando erros, variantes, e através de gráfico, onde você teve maior deficiência na partida analisada. Consequentemente, se você analisar várias de suas partidas, um padrão começará a surgir nos gráficos, indicando, por exemplo, as fases da partida em que você é mais forte ou mais fraco. No vídeo a seguir, demonstra-se como utilizar esta importante ferramenta.

Resumidamente, abra o Scid Vs PC, uma vez aberto, abra o banco de dados que contém a partida, ou importe o PGN da partida. Com o PGN aberto, inicie a “engine” escolhida. No exemplo, utilizamos o Stockfish. IMPORTANTE: a distribuição das janelas na tua tela pode variar, o meu está customizado para o meu gosto. Futuramente farei um tutorial sobre arrumar as janelas para o teu gosto.

Utilize a opção “Ferramentas” “Iniciar Engine 1” ou pressione [F2]. Vai iniciar a primeira engine da lista, no exemplo, Stockfish.

Na janela do engine, aparece o ícone “Anotar” Clique nele e a janela de opções irá aparecer.

Ícone anotar abre a janela para configurar a anotação

Na janela de parâmetros, você pode alterar se prefere por tempo ou profundidade. No exemplo, usei profundidade e 20 lances de profundidade. Em “Inserir Scores”, mantenha “Anotar todos os movimentos”. Este parâmetro vai gerar valores para cada lance, o que é necessário para fazer o gráfico depois. Já em “Inserir variantes”, sugiro começar com “Quando o movimento for um erro crasso”, principalmente se você for um jogador de rating mediano para baixo, senão haverá um sem número de variantes ao final, além de marcar “Mates perdidos/Menores”, pois ajuda a ver mates que você perdeu. Em “Adicionar variantes”, escolha ambos os lados. Assim você vê teus erros e os do adversário. As demais opções pode deixar o parâmetro padrão. Se quiser, ative “Usar livro”, pois isso permite ver até onde a abertura seguiu a teoria.

Janela de parâmetros de anotação

Em seguida, clique em [OK] e aguarde. Vai começar a “rodar” tua partida na tela e valores de score e variantes serão acrescentados ao teu PGN. Com a partida anotada (que você pode seguir na tela e observar as variantes), pode-se gerar o gráfico. O gráfico é importante para visualizar as fases da partida onde você está melhor, onde você jogou mal, e principalmente, os pontos em que houve inversão de lado, ou seja, onde um dos dois lados fez um lance muito errado. Para fazer o gráfico, escolha o menu “Ferramentas” e, em seguida, “Gráfico de resultados”, ou pressione [Ctrl] + [Z].

Gráfico de resultados. Os setores (marcados em cores), mostram as áreas naquela partida onde houve vantagem , desvantagem e equilíbrio, indicando onde teus estudos devem se concentrar.

No exemplo acima, o setor 1 (vermelho) corresponde aproximadamente à abertura, o Setor 2 aproximadamente ao meio jogo e o setor 3 ao final. Analisando o gráfico, por esta partida, minha fraqueza se concentra no meio-jogo, que seria onde eu devo concentrar meus estudos. Evidentemente, é necessário fazer o gráfico de várias partidas para ver onde os pontos fracos se repetem para ter uma noção mais precisa de onde concentrar seus estudos.

Espero que você aprecie mais este tutorial e possa utilizar o Scid para crescer em tuas habilidades. Até a próxima!

Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *